Sesi firma parceria com Prefeitura de Goiânia para reduzir absenteísmo e aumentar produtividade dos servidores


Referência na oferta de serviços em segurança do trabalho e saúde integral do trabalhador há mais de 70 anos, o Sesi Goiás acaba de formalizar parceria estratégica com a Prefeitura de Goiânia para a realização de perícias médicas contemplando o quadro de servidores municipais. O objetivo é otimizar a gestão de afastamentos, reduzir custos relacionados à saúde e aumentar a produtividade dos profissionais do setor público. O contrato para prestação dos serviços foi assinado terça-feira (1º/04) pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, e gestores do Sistema Indústria, em evento realizado no salão nobre do Paço Municipal.

“Não podemos deixar de atender à população por falta de pessoal, e para isso, precisamos acelerar as homologações de atestados de forma responsável e eficiente. Confio no trabalho realizado pelo Sesi, instituição reconhecida pela sua credibilidade, imparcialidade e competência técnica. A parceria segue todas as diretrizes legais e regulatórias, permitindo-nos aprimorar os processos e assegurando que os servidores tenham atendimento qualificado”, destacou o prefeito Sandro Mabel.




Investimento na promoção da saúde



Desenvolvido desde 2015, o programa Sesi de Gestão do Absenteísmo: Perícia Médica e Homologação dos Atestados será utilizado na análise técnica dos atestados médicos apresentados por servidores estatutários e celetistas da Prefeitura de Goiânia, abrangendo pedidos de licenças médicas, readaptações e reintegrações ao trabalho. O objetivo é não apenas reduzir o tempo de afastamento dos profissionais, mas também evitar agravamentos de condições de saúde e garantir a continuidade dos serviços prestados à população.

O programa já está em funcionamento em outras prefeituras do Estado, como Itumbiara e Cachoeira Dourada, e tem sido amplamente reconhecido por sua eficácia na melhoria da gestão pública e no fortalecimento das equipes de trabalho. “Em Itumbiara, por exemplo, a implementação do programa conseguiu reduzir os atestados em 83%. A parceria com a Prefeitura de Goiânia vai permitir que o Sesi assuma a análise técnica de mais de 8 mil pedidos de afastamento de servidores municipais, atualmente parados à espera de perícia médica. A expectativa é de que o novo modelo traga mais agilidade, precisão e transparência, com atuação complementar à Junta Médica da Prefeitura, que continuará responsável pela apreciação técnica da aposentadoria especial, avaliação especializada, readaptação ao trabalho, entre outros”, explicou o presidente da Fieg e diretor regional do Sesi, André Rocha.

Titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Celso Dellalibera reforçou que a gestão do prefeito Sandro Mabel está empenhada em eliminar os processos represados e conseguir dados mais precisos sobre a situação do servidor público. “Os pedidos de perícia médica chegaram a levar até dois anos para análise. Isso evidencia a necessidade de um processo mais ágil, que permita que os servidores retornem mais rapidamente às suas atividades, reduzindo impactos no funcionamento dos serviços públicos”, observou.

O diretor de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Bruno Godinho, destacou que o absenteísmo por motivo de saúde representa um grande desafio para empresas e órgãos públicos, gerando custos diretos e indiretos, como despesas com substituição de mão de obra, redução da produtividade, impactos na qualidade dos serviços e prejuízos na imagem corporativa. “Na parceria com a Prefeitura de Goiânia, queremos superar esses entraves, buscando promover a saúde do servidor e garantir um retorno mais rápido e seguro ao trabalho, sempre com responsabilidade, ética, legalidade e rigor técnico. O atendimento terá início na próxima semana e será realizado por médicos do trabalho e psiquiatras, todos com especialização em perícia médica”, complementou.



Qualidade de vida dos trabalhadores



O Sesi Goiás tem sido reconhecido nacionalmente por sua atuação na área de segurança e saúde do trabalhador. Em agosto de 2024, a instituição recebeu o Prêmio Top of Mind como Melhor Empresa Prestadora de Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho, conferido pela Revista Proteção, uma das mais renomadas publicações especializadas no setor. Além disso, o Sesi foi consagrado como uma das instituições mais bem avaliadas do Brasil, com 88% de aprovação, em pesquisa realizada pelo Instituto Quaest. De acordo com esse levantamento, quando pensam no Sesi, as pessoas sentem: orgulho, respeito, satisfação, pertencimento.

“O Sesi Goiás tem um compromisso sólido com a promoção da saúde e segurança do trabalhador, e esse reconhecimento nacional reforça a excelência de nosso trabalho, é um reflexo de nosso empenho em oferecer soluções de qualidade para empresas, públicas e privadas, e para os trabalhadores. A parceria com a Prefeitura de Goiânia na realização das perícias médicas dos servidores municipais é um exemplo de como nosso trabalho impactará diretamente a qualidade dos serviços públicos e a vida dos trabalhadores. Estamos comprometidos em garantir agilidade, imparcialidade e eficiência nesse processo, contribuindo para que a cidade continue funcionando com excelência”, reforçou o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas.

Também participaram do evento a vice-prefeita Coronel Cláudia Lira, os vice-presidentes da Fieg, Flávio Rassi e Emílio Bittar, o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir Bonatto, o diretor do Sesi Goiânia, Paulo Padovani, a gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Michelle Castro, além de gestores das áreas-meio do Sistema Indústria em Goiás.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem