Com o Programa de Embaixadores da Cultura, construtora já
avançava no cuidado com o ambiente de trabalho antes mesmo da
atualização da NR-01
Construir uma cultura forte é mais do que um valor na Pride Construtora. Com 13 anos de
atuação no Paraná, a empresa tem apostado em ações consistentes de escuta,
reconhecimento e desenvolvimento para fortalecer o clima organizacional e promover um
ambiente de trabalho saudável. Esses movimentos, intensificados desde 2023, ganham
agora ainda mais relevância com a nova redação da NR-01, norma brasileira que exigirá
das empresas, a partir de maio de 2026, a gestão dos chamados riscos psicossociais,
ligados à saúde mental e ao bem-estar dos trabalhadores.
Nesse processo de fortalecimento da cultura, a Pride estruturou uma série de ações com
foco em comportamento, engajamento e coerência interna. Um dos destaques é o
Programa de Embaixadores da Cultura, que se soma a outras práticas já integradas à rotina
dos escritórios e canteiros, como as pesquisas contínuas de clima organizacional e o
desenvolvimento de lideranças. “Entendemos que, para crescer com sustentabilidade,
precisamos cuidar da experiência das pessoas de forma intencional e coerente com os
nossos valores”, afirma Thays Cristina Lysko, gerente de Gente e Gestão da Pride.
Lançado em abril de 2025, o Programa reconhece colaboradores que representam, na
prática, os comportamentos esperados pela organização. São 25 profissionais de diferentes
áreas e funções que atuam como pontos de referência para acolher colegas, compartilhar
boas práticas e contribuir para manter a coerência entre discurso e atitude.
A iniciativa surgiu como desdobramento de ciclos regulares de escuta e avaliação de
desempenho. Durante esses processos, a empresa identificou pessoas que já atuavam
como referências naturais no dia a dia. “Eles já viviam os pilares todos os dias. Nosso papel
foi apenas dar visibilidade a isso”, explica Thays Cristina Lysko, gerente de Gente e Gestão
da Pride.
Diferente de programas com estrutura hierárquica, os embaixadores não ocupam cargos
formais nem exercem funções operacionais específicas. Eles formam uma rede
descentralizada de apoio e influência, que reforça a cultura organizacional de forma
horizontal. Ao aproximarem-se de diferentes frentes da empresa — dos escritórios aos
canteiros —, contribuem para o fortalecimento da identidade coletiva e ajudam a resolver
situações práticas, como o acolhimento de novos colegas, a mediação de conflitos e o
estímulo ao diálogo entre áreas.
“Eles são uma ponte entre a estratégia e a prática. Também mantêm o ambiente leve,
conectado e coerente com aquilo que acreditamos como empresa”, resume Thays. Para a
gerente, a presença dos embaixadores também fortalece a confiança e a escuta ativa,
aspectos essenciais para manter um clima organizacional saudável e sustentável.
Dados e escuta como base para decisões e melhorias
A cultura organizacional da Pride também é acompanhada por meio de pesquisas
estruturadas, realizadas a cada semestre com apoio da consultoria Kultua. Os dados
auxiliam na identificação de pontos de atenção e orientam decisões. Em 2024, a empresa
registrou 87% de engajamento e melhorou em 49% a percepção sobre as lideranças.
Nessas pesquisas, as respostas abertas dos colaboradores são analisadas com tecnologia
de linguagem natural, o que amplia a sensibilidade da escuta e reduz vieses na
interpretação. “Queremos que as pessoas se sintam à vontade para sugerir, criticar e
crescer junto com a empresa”, resume Thays.
O acompanhamento desses indicadores levou a mudanças práticas, como o ajuste no
processo seletivo para melhorar o alinhamento cultural desde a entrada. A formação de
gestores também foi ampliada, com foco em habilidades comportamentais e capacidade de
acolher e escutar. Já o Inova Pride, programa interno que premia ideias de melhoria
apresentadas por colaboradores, estimula a participação ativa nas soluções da empresa.
Cultura organizacional se antecipa às novas exigências da NR-01
A nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01), que trata do Gerenciamento de
Riscos Ocupacionais, teve sua entrada em vigor adiada de maio de 2025 para maio de
2026, conforme estabelece a Portaria nº 765 do Ministério do Trabalho e Emprego,
publicada em 15 de maio de 2025. Mesmo com a prorrogação, o conteúdo da norma reforça
a relevância de práticas que já vêm sendo adotadas por empresas como a Pride, que têm
se antecipado às exigências ao incorporar iniciativas voltadas à saúde mental e ao
fortalecimento da cultura organizacional.
A norma determina que empresas incluam os riscos psicossociais — como estresse,
assédio e sobrecarga — no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com planos de
ação preventivos, metas e monitoramento contínuo. A proposta representa um avanço
importante ao reconhecer que o bem-estar mental é parte essencial da segurança no
trabalho. Para especialistas, mesmo com a vigência postergada, a preparação antecipada é
estratégica e pode gerar benefícios imediatos em clima e produtividade.
Para empresas como a Pride, a nova norma apenas reforça um caminho que já vinha sendo
trilhado. “Mais do que uma obrigatoriedade, ela valida um movimento que é parte da nossa
estratégia: fortalecer a cultura como um espaço de proteção, pertencimento e
desempenho”, conclui a gerente de Gente e Gestão.
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