Petiscos e vinhos: segredos para uma harmonização perfeita

 Dicas do sommelier para esquentar as noites frias de Brasília

Combinar vinhos com petiscos pode transformar qualquer encontro em uma ocasião especial. Seja para momentos de celebração familiar ou para quebrar a rotina, a harmonização adequada dos sabores é essencial. Charles Carvalho, sommelier do  Grupo Pereira, destaca que, com um pouco de conhecimento, é possível agradar aos mais variados paladares.

Para quem busca praticidade, investir em uma tábua de frios é uma excelente opção. Com uma seleção de queijos, presuntos, salames, frutas secas e castanhas, é possível montar uma refeição saborosa e fácil de preparar. O segredo, segundo Carvalho, é harmonizar cada elemento com o vinho certo, garantindo que nenhum sabor se sobreponha aos outros.

Vinhos rosés, por exemplo, são perfeitos com queijos de pasta mole, como brie e gouda. Já os vinhos brancos pedem queijos como parmesão e camembert. Para os tintos de corpo médio a encorpado, a indicação são queijos mais maduros, como parmesão e grana padano, além de presuntos intensos como o jamon. O vinho do porto, com sua intensidade aromática, combina bem com gorgonzola ou stilton.

Espumantes também são versáteis: o brut combina com queijos de pasta mole, enquanto o demi-sec é ideal para queijos de maturação média. Já o moscatel harmoniza com queijos de sabor mais pronunciado. Além dos tradicionais queijos e embutidos, frutas secas como damasco e ameixas, além de castanhas, enriquecem a experiência sensorial.

Esta semana o Fort Atacadista lançou a ação "Mundo dos Vinhos", oferecendo uma seleção diversificada de rótulos e informações detalhadas para auxiliar na escolha ideal para cada ocasião. Os clientes podem adquirir os produtos com condições especiais de pagamento, com a possibilidade de parcelamento em até dez vezes sem juros no Vuon Card. A promoção é válida entre os dias 20 de maio e 31 de agosto de 2025.

As lojas do Fort Atacadista no Distrito Federal estão localizadas em Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga, Recanto das Emas e Valparaíso de Goiás.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem