Fecomércio-GO compartilha em Brasília case de sucesso da feira que impulsiona negócios e desenvolvimento regional
No dia 11 de julho, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás (Fecomércio-GO) apresentou no Sicomércio, evento realizado pela CNC em Brasília, e que reuniu federações de todo o Brasil com o propósito de reforçar a cooperação dentro do Sistema Comércio. No evento, o assessor da presidência, Orlando de Souza, apresentou como exemplo de boa prática a ExpoFecomércio Goiás — uma feira multissetorial que vem se consolidando como referência no Estado.
A Federação goiana representa 35 sindicatos de variados setores, englobando mais de 300 mil empresas e promovendo cerca de 1,6 milhão de empregos, o que corresponde a aproximadamente 2% do PIB. Sob a condução do presidente Marcelo Baiocchi Carneiro, a instituição atua para defender os interesses do comércio de bens, serviços e turismo, além de estimular o empreendedorismo em micro, pequenas, médias e grandes empresas. Também sob seu escopo estão o Sesc e o Senac, integrando o Sistema Comércio de Goiás.
Idealizada em 2023, a ExpoFecomércio foi concebida como uma feira para estimular negócios e relacionamentos no comércio e serviços. A iniciativa foi apresentada à diretoria da Federação e, em parceria com o Sebrae-GO, ganhou adesão dos sindicatos filiados. Para viabilizar o primeiro evento, optou-se pela contratação de uma empresa especializada, que coordenou estrutura, logística e execução. Entre os principais impasses estavam a limitação de recursos de alguns sindicatos, a venda individual de estandes, a captação de patrocínio e a necessidade de uma ampla campanha de comunicação.
Mesmo diante desses desafios, a estreia da feira foi bem-sucedida. Em 2023, foram registrados mais de 16 mil visitantes, com a comercialização de 100 estandes e a participação de nove sindicatos. A programação incluiu um show com Toni Garrido, palestras de Tiago Brunet e Douglas “Ninja” Viegas e uma rodada de negócios com 50 empresas. A edição de 2024 ampliou o alcance ao recepcionar cerca de 19,5 mil participantes, contar com 149 expositores, reunir 22 países ao Pavilhão Internacional e apresentar atrações como Otaviano Costa e Luiz Felipe Pondé. Ao todo, foram gerados R$ 850 milhões em negócios — 21% a mais que em 2023 —, com estimativa de R$ 3 milhões em contratos futuros e R$ 2 milhões movimentados apenas no pavilhão internacional.
Para 2025, a Fecomércio-GO se lança em um projeto ainda mais ambicioso: a FIC Goiás – evento que reunirá indústria, comércio, cooperativas, habitação e empreendedorismo, em parceria com Fieg, Facieg, OCB, Sebrae e o Fórum Goiano da Habitação. A feira será realizada de 29 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia, sob o tema “Tecnologia, Sustentabilidade e Conexões Estratégicas”. A FIC Goiás será composta pela 3ª ExpoFecomércio, a 1ª Expocom, a 2ª Expoind, a Coopsparty, a Feira do Empreendedor e a 18ª Feira do Imóvel.
Para inspirar iniciativas semelhantes, a Fecomércio-GO recomenda unir esforços com entidades do Sistema S, Sebrae, esferas governamentais e empresas associadas, engajando desde cedo sindicatos e negócios locais. A ideia é promover a inclusão de micro e pequenos empreendedores, escolher locais com boa estrutura e acessibilidade, investir em comunicação multicanal (incluindo tráfego pago), oferecer conteúdo relevante ao mercado e trazer palestrantes de renome – elementos cruciais para atrair público qualificado e consolidar o sucesso do projeto.
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