Cooperação entre Sesc-GO e Secult Goiânia visa democratizar o acesso à cultura com uso gratuito do espaço para eventos e projetos artísticos
Em uma iniciativa que promete ampliar o acesso da população goianiense à arte e à cultura, o Sesc-GO e a Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia (Secult) assinaram, no dia 22 de setembro, um Termo de Parceria que autoriza o uso do Teatro Sesc Centro para a realização de atividades culturais ao longo de 2026.
A assinatura aconteceu no Paço Municipal, no gabinete do prefeito Sandro Mabel, com a presença de autoridades como o secretário municipal de Cultura, Uugton Batista; a secretária estadual de Cultura, Yara Nunes; o diretor regional do Sesc/Senac-GO, Leopoldo Veiga Jardim; além dos assessores da Fecomércio-GO, Iuri Godinho (Comunicação) e Simeyzon Silveira (Relações Institucionais).
Com o acordo, a Secretaria Municipal de Cultura poderá utilizar o espaço para eventos e projetos vinculados ao programa “Projeto Ocupação Sesc”, voltado para o fortalecimento do cenário artístico local. A proposta prevê apresentações culturais gratuitas, com datas sujeitas à disponibilidade e aprovação conjunta das curadorias do Sesc-GO e da Secult Goiânia. O termo terá vigência até 31 de dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação.
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro, a parceria representa um avanço importante para a democratização da cultura. “Nos sentimos gratificados por mais esta parceria, que representa um passo significativo rumo à valorização da produção artística e ao fortalecimento de políticas culturais inclusivas”, declarou.
Baiocchi também falou sobre a estrutura do espaço e seu impacto para os artistas e o público. “Estamos abrindo o teatro do Sesc Centro para receber as atividades culturais de Goiânia e vamos garantir boas condições para os artistas, os produtores e o público. Temos acessibilidade e estacionamento, que darão conforto para todos”, afirmou.
O prefeito Sandro Mabel também celebrou a iniciativa. “Nós assinamos uma parceria importante para darmos mais força à cultura. Eu tenho certeza que, com a estrutura que tem o Teatro do Sesc, vamos fazer grandes eventos”, afirmou.
Mais espaços culturais disponíveis
Na mesma ocasião, o prefeito Sandro Mabel também firmou outro Termo de Parceria, desta vez com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-GO). O documento foi assinado pela secretária Yara Nunes e permite que a Prefeitura de Goiânia utilize espaços públicos, como o Teatro Goiânia, o Centro Cultural Martim Cererê, a Vila Cultural Cora Coralina e o Museu da Imagem e do Som.
Com a parceria foi ampliado o leque de espaços acessíveis à cena cultural da capital. “Todos esses equipamentos estão localizados no Centro de Goiânia e no centro expandido, e agora poderão ser utilizados em ações promovidas pela prefeitura”, explicou a secretária.